PAGINA 1

PAGINA 1
Planos de Acciones Trinidad

PAGINA 2 PRESTAÇÃO DE CONTAS 2011 2012

PRESTAÇÃO DE CONTAS - IMAGEM PAGINA 2 A SEGUIR

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O FUTURO JA CHGOE - ARTIGO DO GOV ASSISTENTE LUIZ CONCEIÇÃO SOBRE JOVENS LIDERES DE ROTARY (KIDS).


O Futuro já chegou

O primeiro Interact Club foi fundado em 1962, envolvendo e ensinando os princípios rotários a jovens de 14 a 18 de idade. Em 1968 o RI aprova e reconhece o Rotaract, que agrega jovens de 18 a 30 anos, com o mesmo espírito de liderança e serviço. Isto prova que há muito tempo o Rotary já pensa nas Novas Gerações e na  necessidade de preparar os jovens para comandar o mundo. Agora, o RI eleva a Comissão de Novas Gerações a Avenida de Serviços, dando maior ênfase à necessidade de ampliar esse exercito de jovens do bem que lutam em prol de um mundo melhor, mais unido, mais fraterno e mais justo.
Com essa visão de futuro e com a mesma inteligência do seu criador o Rotary começa a formar grupos de crianças de 08 a 13 anos de idade, que na sua fase de formação já são estimuladas a vivenciar o ideal rotário, a servir brincando, a liderar, a fazer a diferença e a se preocupar com o outro e assim está surgindo, mundo a fora, os Rotary Kids ou RotaKids, completando a família rotária.
O RotaKids tem um diferencial positivo em relação aos outros dois clubes das novas gerações, pois devido a pouca idade dos sócios e a conseqüente dependência, os pais terminam participando das reuniões e principalmente dos projetos, fortalecendo o clube e garantindo o sucesso das atividades. Pais que passarão a conhecer o Rotary, a participar de eventos rotários e quem sabe, tornar-se rotarianos.
Acredito no potencial dessas crianças e a sua vitalidade nos contagia e nos anima e, pela agradável experiência que estamos vivenciando com o RotaKids de Ipiaú (www.rotakidsipiau.webnode.com.br), sugiro que todos os clubes de Rotary se esforcem em formar um ou mais clubes de RotaKids.
Espero que o RI não demore a reconhecer o RotaKids ou Rotary Kids como programa oficial e que a Revista Brasil Rotário crie o mais rápido possível uma sessão para divulgar as atividades dos RotaKids, assim como tem a do Interact e do Rotaract, pois será um estímulo para os clubes já existentes e motivação para fundação de outros.
O futuro já chegou e essas crianças e jovens não estão sendo preparados para o futuro, e sim para atuarem hoje e o futuro melhor que queremos e esperamos será uma conseqüência. 

Luiz Augusto Freitas Conceição
RC Ipiaú - Vale dos Rios
Distrito 4550 - Bahia
(73) 9974-3811

RESPOSTA DO EGD GONDIM - PRESIDENTE DA REVISTA BRASIL ROTARIO
Prezados Companheiros,

Agradeço o e-mail de 14 de outubro, que trata do rotarismo desenvolvido a partir da infância, por meio dos programas Rotary Kids ou Rotakids.

A Brasil Rotário já está atenta a este importante campo de desenvolvimento das nossas atividades, certamente um componente capital para o futuro, propiciando o crescimento e a renovação do Rotary.

A propósito, peço que vejam no número 1072, deste outubro de 2011, à página 40.  Em seu conteúdo, motivado pelo Dia das Crianças, 12 de outubro, falamos nas muitas iniciativas do Rotary, no Brasil e no mundo, em favor da infância, surgidas desde a década de 1920, e já apresentamos uma notícia sobre a criação de dois Rotary Kids, um em Caraguatatuba/SP e outro em Palhoça/SC. 

Numa nota de rodapé, nós estamos pedindo notícias específicas destas atividades, para que possamos dedicar, sistematicamente, mais espaço editorial a tais comunicações, incentivando o movimento Rotary Kids ou Rotakids.

Aliás, tem sido um assunto discutido aqui na redação: que nome será efetivamente utilizado pelo movimento no Brasil?  Ficaremos com um destes dois (nitidamente inspirados na língua inglesa) ou haverá uma outra denominação, para uso no nosso país?

Com um abraço,

Ricardo VLM Gondim
Presidente, Cooperativa Editora Brasil Rotário
Editor, revista Brasil Rotário
Av. Rio Branco, 125/18º andar - 20040-006 - Rio de Janeiro/RJ - Brasil
Tel.: 55 21 2506-5603; Fax: 55 21 2506-5601

Nenhum comentário:

Postar um comentário